terça-feira, 5 de maio de 2009

Convite para o Seminário da Revista Crescer

Recebi o convite da Revista Crescer e quero compartilhar com vocês porque acredito que sempre é bom aproveitarmos as oportunidades para discutir e aprender sobre a família.
Precisamos estar sempre atentas para que nossos(as) pequenos(as) possam se tornar GRANDES SERES.


A FAMÍLIA NO DIVÃ

O início do século XXI revela mudanças significativas para o universo da família. As mudanças iniciadas com a revolução feminina e a entrada delas para o mercado de trabalho geraram novas discussões.
Para os pais, o momento também é de mudanças cada vez maiores. A sociedade pode acomodar as necessidades desses homens e mulheres, que querem realização pessoal e profissional ao mesmo tempo? O que pode ser feito dentro de casa para que isso aconteça?

Resolver essas questões pode ajudar pais, mães e seus filhos a terem uma vida melhor e mais feliz.

Tema 1: AS MÃES NO MERCADO DE TRABALHO
A mulher saiu de casa para trabalhar, mas não deixou de realizar a maioria das tarefas domésticas. O marido assumiu algumas das funções, mas o peso maior ainda é sobre ela. Além disso, toda a sociedade se comporta como se elas continuassem em casa. Desde as empresas, que só agora começam a flexibilizar horários e práticas para acomodar essa mulher, até escolas e serviços públicos, que só abrem em horário comercial quando todos estão trabalhando. O que seria preciso mudar, nos âmbitos pessoal, familiar, empresarial e político, para tornar a vida das mães menos complicada? O que pode ser feito para ajudar as mulheres a conciliar trabalho e filhos da melhor maneira possível?

Tema 2: NOVOS PAIS
Como ficou a cabeça do homem, depois dessa verdadeira revolução na família? Muitos ainda não assumem o papel maior que lhe cabe dentro da família, com participação igual ou equivalente à da mulher. Alguns, porém, querem mais. Querem ser pais, estar presentes, mas muitas vezes não sabem como. Não têm modelos de comportamento que os ensinem a ser pais participantes. E a sociedade ainda não lida bem com um homem que sai no meio da tarde para atender um filho que ficou doente. Negligenciados, esses homens reclamam que a propaganda e o conteúdo nunca são dirigidos a eles, enquanto pais de família, e querem se ver mais retratados no universo dos filhos. As mulheres rebatem dizendo que eles ficam com a “cereja do bolo”, fazendo apenas a parte divertida da paternidade. O que fazer? Como conciliar os desejos e as necessidades desses homens com os desejos e as necessidades dessas mulheres? Essa parceria pode ser melhorada?

Tema 3: NOVAS FAMÍLIAS
Se existem poucos exemplos de como ser pai ou mãe hoje, pois a realidade mudou, bruscamente, existem menos ainda para quem é madrasta, padrasto, tem um relacionamento homoafetivo ou adota uma criança. Como criar um filho que passa apenas metade do tempo na sua casa?Como deve ser a relação com a namorada do ex-marido? Quais as dificuldades que famílias com dois pais ou duas mães enfrentam para criar seus filhos? O que a criança ganha, ou perde, com os novos modelos de família que existem hoje?

É possível criar um ambiente estável, sadio e feliz nesses moldes?


O EVENTO
Data: 26/05/2009
Local: Centro Brasileiro Britânico, Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros
Horário: das 9:00 às 15:45

Nenhum comentário: