sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Pesquisa avaliará a saúde das crianças brasileiras até o primeiro ano de vida

Por Cinderela Caldeira

Com o objetivo de entender as razões do crescimento do número de nascimentos prematuros e suas consequências no desenvolvimento infantil, pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) darão início, em outubro, a estudos sobre saúde perinatal, período imediatamente anterior e posterior ao parto.
A pesquisa será realizada nas cidades de Ribeirão Preto, São Paulo e São Luís, no Maranhão, e vai analisar a influência do estresse nas ocorrências de partos prematuros e o desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças prematuras e de baixo peso.
Marco Antonio Barbieri, professor do Departamento de Pediatria e Puericultura da FMRP e coordenador da pesquisa, diz que a prematuridade tornou-se uma questão de saúde pública e vem aumentando sistematicamente. Informa ainda que menos da metade das ocorrências se explica e somente dois trabalhos na literatura mundial trazem grandes estudos etiológicos com parte dessas explicações.
O estudo será feito com um grupo de 14 mil crianças em Ribeirão Preto, e outras 7 mil em São Luís, e terá início com uma coorte (grupo de indivíduos seguidos por um período determinado de tempo) chamada pelos pesquisadores de conveniência e estudo de controle.
Para participar nessa primeira parte do projeto, serão convidadas cerca de 1,5 mil mulheres de Ribeirão Preto e outras 1,5 mil de São Luís, já no quinto mês de gestação. As crianças serão avaliadas em três momentos: ainda no útero, no nascimento e com um ano de vida. Elas integrarão uma coorte maior, com 7,5 mil que serão estudadas somente em dois momentos, no nascimento e com um ano de vida.

Fonte: http://espaber.uspnet.usp.br/espaber/?p=5468

Um comentário:

Kelly - Retrato de Mulher disse...

Oi Nanda...
Esse é o Sesc Itaquera, é mesmo um sesc maravilhoso, tem um estrutura otima, muitos brinquedos, é limpo, organizado, tem um restaurante com uma comidinha simples mas gostosa, te digo que é uma boa pedida para um domingo de sol, dá para ficar o dia todo por lá pois tem um fraudario completo com microondas, chuveirinho pra lavar o bumbum em caso de "acidentes" enfim, é realmente muito bom, eu recomendo.

Bjs