segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pequeno Explorador

Não é à toa que as crianças são chamadas de exploradoras. Tudo aquilo que antes era visto à distância, do berço ou do colo, agora pode ser tocado, experimentado. Eles testam cada objeto e os adotam como brinquedos a todo instante. A diversão está sempre garantida, pois os itens mais inusitados podem exercer tamanho fascínio sobre eles, como as chaves e os utensílios domésticos, que dificilmente os largarão. Fique atenta apenas para que objetos perigosos não entrem na jogada.

Criança enxerga o mundo de baixo para cima, e puxar a toalha e os objetos sobre ela é tão irresistível quanto perigoso. Da mesma forma, plantas venenosas ou com espinhos têm de ficar fora de casa ou inalcançáveis. A bolsa da mãe requer um cuidado especial. Ela é tão recheada de objetos (bacanas aos olhos dos pequenos) que um deles pode ser perigoso, como cosméticos, moedas ou medicamentos.

Nessa fase é preciso ensinar ao filho no que ele pode ou não mexer. No entanto, não se deve dizer não para tudo. Às vezes, é melhor permitir o manuseio do objeto com a supervisão de um adulto para que a criança possa começar a entender como funcionam as coisas que a cercam. Além de sentir texturas e cheiros. Olho vivo, porque nessa idade o mundo continua a ser descoberto também pela boca.

Fonte: Revista Crescer


Falando em pequenos exploradores, fomos visitar o evento da Discovery Kids no Shopping Anália Franco. Gostamos e o Gael gostou também, só acho que poderia ter músicas em cada etapa de exploração, as crianças amam as músicas dos desenhos... não tinha uma se quer.. e o meu pequeno dançarino nem conseguiu mostrar seus novos passinhos..

O Gael brincou, correu, mexeu, conversou, pulou.. enfim.. ficamos acabados, literalmente!!!
E dá para manter a linha correndo atrás do filho pequeno.. hehehe fiquei no mínimo descabelada.

Quando fomos tirar a foto com o Doki.. meu Deus. O Gael grudou na mamãe e nada fazia ele soltar! Ficou duro, de costas para o Doki...muito engraçadinho!! E nós que pensamos em contratar um Doki para o aniversário dele... ainda bem que não fizemos isso!!!

Agora o meu pequeno explorador quer de todo jeito subir no sofá e se jogar no chão. Está um perigo! O papai finalmente conseguiu encontrar o " kit pequeno desenhista" que tanto queria comprar para o filhote!

Mamães muito cuidado! Apesar dos materiais artísticos serem atóxicos, os nossos pequeninos querem explorar até demais, o Gael estava tentando colocar o giz de cera no ouvido! Então TODO cuidado é sempre muito pouco.

4 comentários:

Coisas de Miguel disse...

realmente é uma fase deliciosa e perigosa ao mesmo tempo....sinal que nossos pequenos se desenvolvem naturalmente né....Miguel nunca foi muito de mexer nas coisas e sempre fiz como vc disse...na medida do possível deixava ele pegar ou mexer em alguma coisa para saber o que era e depois explicava tudo direitinho...ate hoje ele chega perto do fogão e diz "mamãe...fogão não, é peligoso né"...rsrs
não sabia que o Discovery estava no Analia Franco...é bem perto de casa....vou ver até quando vai...senão fica para uma proxima...beijão para vc e para o gatinho do Gael

Alê disse...

Ai ai... To começnado á entender ( na prática ) tudinho que este Post descreveu! rsrsrsrsrs

Rafaela, mamãe da Malu e da Milena!!! disse...

Ai meu Deus...todo cuidado é pouco mesmo né...tb já peguei a Malu com o giz de cera no ouvido! Realmente correr atraz deles é punk...nunca vi tanta disposição da parte desses pequenos rsrs
Beijuuus

Geovana Centeno disse...

oi querida é bem isso mesmo, nossa a Mariana tem que estar cuidando senao se machuca...o Caio que já tem 6 anos tambem tem que estar cuidando, nao é facil...eles adoram Discovery Kids, uma pena que aqui na minha cidade nao tem esse evento..bjs e um otimo feriado.